PUBLICIDADE

Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, estar à frente da concorrência é mais que fundamental. Na verdade, uma questão de sobrevivência. Para isso, diferentes ações em marketing digital são realizadas, principalmente as que envolvem o Google. Entretanto, é preciso saber realmente trabalhá-las para obter o retorno desejado.

CEO da Webfoco, empresa de soluções e consultoria em marketing digital, Alex Pinhol elaborou um “Guia de Boas Práticas no Google”. Confira:

Links Patrocinados
De acordo com Pinhol, esta é uma excelente alternativa de investimento, tanto para empresas de pequeno a grande porte, independentemente do setor. “Este anúncio no Google aparece para quem está procurando determinado produto. Uma das grandes vantagens é que com um investimento de R$ 40,00 ou R$ 1 milhão é possível gerar negócio”, explica, ao revelar que os links patrocinados também são utilizados para ações rápidas, para alavancar a venda de um produto. “Se a empresa não está passando por um mês muito bom, esta ação pode gerar oportunidades de venda. É algo totalmente diferente do SEO (Search Engine Optimization), trabalho de gestão de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico (sem investimento) no Google.” Segundo o especialista, esta é uma ação que leva entre seis meses e um ano para dar resultado, o que gera um custo maior.

Produtos
Muitas pessoas não sabem, mas o Google oferece diferentes produtos. “É possível anunciar dentro do Google Maps um negócio local, como uma pizzaria, por exemplo. Há também o Google Shopping, perfeito para e-commerces, e o Google Display, onde é possível direcionar o produto para o público de interesse”, atesta Pinhol, ao comentar que outra ação bastante interessante é o remarketing, que permite que a empresa impacte novamente uma pessoa que já teve algum contato com ela, seja pelo site ou pelo e-mail, mas que não comprou ou adquiriu o serviço. “O Youtube é outra ferramenta fantástica. Tanto que está sendo chamada de ‘a nova TV’. Com um investimento acessível é possível mostrar o seu produto de maneira direcionada, ao seu público de interesse. Para se ter ideia, só no Brasil ele atinge mais de 80 milhões de espectadores por mês”, afirma Pinhol

Principais erros
Para o especialista, muitas pessoas acham que tendo um site ou uma conta no Twitter já estão fazendo marketing digital. “Marketing digital é a junção de várias ferramentas, como Google Adwords, otimização de sites, redes sociais, dentre outras. No Google Adwords, muitas vezes, a empresa, ao criar o seu anúncio, erra ao escolher as palavras ou faz um anúncio muito genérico, que não vendem realmente o peixe”, analisa. Segundo ele, também acontece bastante de o cliente, ao procurar por determinado produto, ser direcionado a home do site. “O ideal é ele ser direcionado à pagina deste produto. Muitas vezes a pessoa desiste da compra se a navegação não for fácil.”

Outra questão é não se tornar uma empresa “chata”, bombardeando as pessoas com anúncios. “Com o remarketing é possível configurar este trabalho. Você pode fazer uma ação de sete dias com uma promoção. Caso não surta efeito, pode-se lançar uma nova promoção por mais três dias. Se não surtiu nenhum efeito, dê um bom tempo”, aconselha.

Tenha sucesso!
Três ações são fundamentais para a empresa ter sucesso neste mundo:

1ª) Ter um site responsivo;

2ª) Definir o que se quer vender e quanto ela pode investir;

3ª) Procurar uma empresa especializada neste trabalho de gestão. “Desconfie de empresas que ‘fazem tudo’. Avalie os cases de cada uma, a tecnologia utilizada para gerar os relatórios. Dê preferência a empresas chamadas Google Partner ou Google Premier”, atesta Pinhol.


Sobre a Webfoco
Presente no mercado há oito anos, a Webfoco é uma empresa de soluções e consultoria em Marketing Digital, especializada em pequenas e médias empresas. Com mais de 800 clientes atendidos e milhões de investimentos em mídia, a empresa tem como objetivo auxiliar as empresas a se posicionarem no ambiente digital, através de serviços como Otimização de Sites, Links Patrocinados, Landing Pages, Inbound Marketing, entre outros. Além disso, a Webfoco é Parceira Premier do Google e tem como diferencial uma plataforma exclusiva de automatização e mensuração de resultados para as campanhas realizadas.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR
Jornalista formada pela UFMS já atuou em Assessoria de Imprensa e redação de portais. Atualmente é Coord. de Jornalismo e Editora da revista e portal ABC da Comunicação.