Foram meses de trabalho (e espera) até a divulgação para o público. O antigo CRAMI agora tem forma, cores e nome novos.
Em 2015, fomos responsáveis pela campanha Eu Denuncio Abuso Infantil, criada para incentivar as denúncias de abusos contra crianças e adolescentes.
Foi um job que mudou a história da GO!.
Exagero? Não: além de ser nosso primeiro trabalho no terceiro setor, a campanha nos transformou na agência mais premiada do ABC nos últimos anos e, sobretudo, nos aproximou de um cliente muito querido, o CRAMI.
Quando é hora de mudar
Mas o CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – precisava de algo mais: com quase 30 anos de história, seu nome e sua imagem não condiziam mais com sua atuação. Era o momento de fazer um rebranding.
Se você acha que rebranding é simplesmente criar um novo nome para uma marca (como se só isso já fosse simples), saiba que o processo é bem mais complexo. Precisamos definir Desafios e Objetivos de Negócios, Proposta de Valor da Marca, Posicionamento, seu Arquétipo (entre outros itens), rever Visão, Missão e Valores para – aí sim – pensar num Nome e em como seria a Comunicação nos seus pontos de contato.
Foi um processo que durou quase o ano de 2017 todo, envolvendo boa parte da equipe da GO! e que também contou com reuniões pontuais com o cliente. Para não nos estendermos muito, resumiremos o resultado em dois pontos: o Naming e o Logotipo.
Naming
Em relação ao nome, as ideias são menos sujeitas à inspiração do que se imagina. Afinal, cada proposta precisa atender aos vários pré-requisitos apontados pelos estudos do branding. Neste caso, aliou-se a isso o anseio do cliente de ser percebido como um órgão conciliador e educativo, jamais punitivo.
Entre as opções apresentadas, a escolhida foi Ficar de Bem – um nome amigável, simples e que expressa literalmente o desejo de convivência pacífica entre todos, além de representar o caráter transformador da instituição e ressaltar o potencial e a força de cada indivíduo.
Logotipo
Já o logo, comparado ao antigo, carecia de uma maior sintonia com os ideais defendidos pela ONG.
Das sugestões criadas, a opção eleita parte de uma forma isolada que, trazendo o conceito de transformação e proteção, mostra de modo icônico duas pessoas de mãos dadas na letra “M”, além de desenhar um sorriso com sua forma estilizada. Este mesmo “M” é retirado da palavra para formar a mandala que representa uma série de pessoas unidas por um mundo melhor.
No que diz respeito às cores, cada uma delas têm seu significado: o “amarelo” passa a urgência de denunciar algum tipo de violação na vida de uma criança ou adolescente; o “laranja” é a cor da amizade e da solidariedade, representadas na mão estendida; o “roxo” traduz a transformação, enquanto que o “rosa” remete ao amor, ilustrando a finalização de um trabalho bem sucedido.
Agora o CRAMI, ou melhor, a ONG Ficar de Bem está pronta para realizar sua nobre e importante missão. Num mundo que precisa tanto de paz, não podemos perder mais nenhum minuto. Bom trabalho!
Esse texto é da Nossa Dupla de criação,
Karina Matulevicius e Fabio Hourneaux.