Sinapro-sp se une às entidades do setor em defesa do mercado publicitário

Objetivo é esclarecer as regras de compra de mídia para o governo e desfazer visão equivocada sobre a operação das agências.

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O SINAPRO-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), juntamente com outras entidades do setor, integra o movimento para mostrar ao Governo Federal a importância das agências de publicidade para a indústria da comunicação e como impulsionadora da economia e dos negócios. 

Setor que emprega milhares de profissionais em todo o País – apenas em São Paulo, são cerca de 17 mil pessoas ocupadas, segundo pesquisa realizada pelo Sinapro-SP –, a atividade publicitária brasileira mobiliza bilhões de reais de investimento, conquistou reconhecimento internacional por sua qualidade e criatividade e emprega ferramentas sofisticadas e avançadas, equiparada ao que se faz de melhor no mercado mundial. Em contrapartida, há uma série de equívocos sobre a atividade, que precisam ser esclarecidos. 

“É fundamental explicar, para os representantes do novo governo, como é a forma de atuação das agências, para que não haja equívocos na definição das políticas que irão orientar as decisões governamentais, seja no que se refere à destinação das verbas públicas nesta área, quanto na definição das normas que regulam o setor”, afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP.

Um dos pontos que já estão gerando polêmica é o pagamento do BV – Bonificação por Volume, ou plano de incentivo, diante da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que pretende extinguir esse mecanismo de remuneração das agências, que foi regulamentado em 2010 e é praticado por todos os meios como um incentivo às agências e, consequentemente, aos anunciantes. 

“Queremos esclarecer quais são as regras de compra de mídia no Brasil e o verdadeiro papel dos incentivos, desfazendo o rumor de que as agências brasileiras não seguem práticas adequadas”, explica Dudu Godoy, ao ressaltar que a forma de remuneração do mercado publicitário foi amplamente discutida entre todas as partes envolvidas, ou seja, clientes, agências, anunciantes e fornecedores, e este acordo está expresso nas normas-padrão do CENP, com total transparência, pois é um documento aberto a todo e qualquer cidadão brasileiro. 

O movimento reúne os SINAPRO’s de todo o País, a FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda e a ABAP- Associação Brasileira das Agências de Propaganda.

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