Mesmo com o uso da publicidade online, o tráfego orgânico ainda é o mais efetivo quando o assunto é conseguir visibilidade. Aparecer nas buscas do Google é uma das formas do site ficar em destaque. Para isso, existem várias estratégias de SEO para otimização do conteúdo que fazem com que os sites apareçam entre os dez primeiros resultados de busca do Google.

Ainda assim, com o site de buscas ficando cada vez mais moderno e com o intuito de atender de forma ágil aos questionamentos dos usuários, estão sendo incorporados diversos elementos quem tornam a procura mais intuitiva e responsiva, o que faz com que as empresas tenham que entender melhor como se posicionar nessa busca. Com isso, ela não só irá aparecer na primeira página da busca, como também será vista nas mais diversas funcionalidades do Google, como o Extrato Informacional, a Pesquisa Local ou os Links de Sites.

Para figurar nos destaques do Google – que hoje contam tanto quanto ou mais do que aparecer somente na primeira página das respostas – o SEMrush, companhia especializada em marketing digital, separou algumas dicas que ajudarão as empresas a estarem na primeira página do Google e ainda entrar nos destaques.

Gráfico de conhecimento (Knowledge Graph)

É uma forma de entregar ao usuário resultados estruturados e com fatos bem detalhados. Ele geralmente é mostrado quando se procura por celebridades, locais ou marcas.

Para que o conteúdo de sua empresa apareça nesse destaque, é necessário que você responda questões relacionadas diretamente ao conteúdo de seu site. Além disso, é aconselhável ter uma página na Wikipedia e é necessário que o site seja ranqueado no Google entre os primeiros.

Links de Sites

Links de Sites são elementos que contêm os hyperlinks de páginas internas de um site listados abaixo do resultado, assim o usuário pode clicar em “contato”, “endereços das lojas”, “cardápio”, ou outras subpáginas e ir direto para esse conteúdo sem precisar ficar navegando no site para procurar esses detalhes.

Para aparecer nesse destaque, a principal dica é que o site seja construído com uma estrutura simples e de fácil navegação, com mapa de site e hierarquia de páginas claros. Além disso, a empresa deve se certificar de que seus links não estejam quebrados.

Pesquisa Local (Local Pack)

Mostra três resultados locais, com mapa, nome, endereço, número de telefone e classificação. Essas informações são importantes porque quando o usuário busca por empresas locais, muitas vezes ele não quer entrar no site, deseja somente os detalhes de contato, horário e avaliações de outros clientes.

Para ficar entre os resultados listados nesse destaque, é necessário otimizar o conteúdo do site para buscas locais, criar e otimizar uma página no Google Meu Negócio e colocar sua empresa nos diretórios locais.

Extrato Informacional (Feature Snippet)

O Extrato Informacional aparece no topo da página de buscas com um resumo da resposta à questão do usuário e um link para a página de onde foi tirada a informação.

Geralmente, a maior parte das páginas que aparecem nesse bloco estão entre os cinco primeiros resultados da busca do Google, então, o ideal é que sua empresa tenha um SEO de extrema efetividade, para assim sua empresa estar entre os principais e também aparecer nesse destaque.

É importante lembrarmos que as respostas com links azuis simples estão ficando no passado e o Google tem tentado dar respostas cada vez mais precisas, com um visual de fácil entendimento e em um tempo curtíssimo para otimizar a experiência do usuário. A dica final para figurar entre os destaques é sempre monitorar as informações sobre sua empresa e ter em mente qualquer mudança que o Google faça na forma de apresentar suas respostas, afinal, a atenção dos usuários que não está mais apenas nos links simples, mesmo que estejam na primeira página do Google.

Imagem: Reprodução

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Jornalista formada pela UFMS já atuou em Assessoria de Imprensa e redação de portais. Atualmente é Coord. de Jornalismo e Editora da revista e portal ABC da Comunicação.