Uma mulher grávida caminha na rua e resolve pesquisar alguma coisa no Google. Os primeiros resultados a direcionam para uma loja de bebês nas imediações. Concorda que a chance de essa mulher comprar alguma coisa nessa loja é grande, afinal ela é a pessoa certa no lugar certo? A aparente obra do destino, na verdade, consiste no Google My Business (GMB), uma das muitas possibilidades do serviço o2o (online to offline) que a Raccoon, uma das maiores agências de marketing digital do país, acaba de lançar.
Resumidamente, as alternativas contempladas dentro do conceito 020 têm dois objetivos claros, que estão relacionados e integrados numa escala de causa e consequência. Na ponta do varejista, a ideia é possibilitar a visualização de resultados, dados e indicadores profundos e variados – assim como ocorre com o e-commerce via Google Analytics – de forma a facilitar e dar assertividade a sua tomada de decisão. Por consequência, a tendência é que os dados proporcionem melhora na experiência do consumidor final, que terá seu caminho facilitado e até personalizado para efetivação da compra, uma vez que o varejista enxerga seu comportamento e então cria um caminho especialmente para ele. Isso porque a profundidade das ferramentas possibilita não apenas oferecer o produto adequado para a pessoa adequada, mas fazer isso realizando a abordagem do jeito do cliente, num horário conveniente para o cliente, em um local onde a conversão seja facilitada do ponto de vista logístico.
“Saber de onde os clientes vêm, quais ações de marketing os levam à loja física e quanto foi vendido por visita, são informações muito valiosas na hora de otimizar campanhas. Com esses dados, é possível abordar o potencial cliente através da geolocalização e mostrar a ele onde está sua loja mais próxima, divulgando seus produtos em estoque, além é claro de monitorar o que ele fala sobre sua loja na internet e ter a possibilidade de conversão em real time. E isso é bom para o cliente, que muitas vezes procura por um produto e não encontra. Então temos aqui um conjunto de opções poderosas capazes de conectar com uma eficiência extrema oferta e demanda, beneficiando todos os envolvidos”, explica o sócio-fundador da Raccoon, André Palis.
O especialista explica que o grande diferencial do serviço o2o é a versatilidade das ferramentas para o uso inteligente e otimizado dos KPI´s. “Para medir a performance podemos usar o Google Analytics e importar receitas de lojas físicas através do User-ID, além de criar o GA Measurement Protocol para visualizar os resultados gerais de mídia. Para melhorar ainda mais a performance na operação, podemos ainda mensurar os resultados de conversão de cada mídia e otimizá-las de maneira personalizada. A tecnologia hoje nos dá a chance de integrar, de exercer o omnichannel na prática”, avalia.
Palis acrescenta ainda que outro ponto importante do O2O é englobar e ajudar o desenvolvimento de ações de todas as áreas da empresa, convertendo as ações em benefício para o consumidor. “Esse tipo de marketing pode fornecer informações importantíssimas para o SAC, para os diretores de loja física, para o comercial e para a logística, sempre utilizando os dados do consumidor para a tomada de decisão”, finaliza.