Líder mundial em mídia out of home, a JCDecaux implementou um projeto especial para promover a discussão da população sobre a asma, uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns em todo o mundo. Junto da biofarmacêutica AstraZeneca e a agência McCann Health, a empresa instalou um mockup iluminado com a ilustração de um pulmão na estação Paraíso, integração entre as linhas 1-azul e 2-verde do metrô de São Paulo, com o objetivo de chamar a atenção dos usuários que passam diariamente pelo local e provocar uma reflexão sobre o tema.
Além do mockup iluminado, a instalação também conta com um totem interativo, onde os usuários podem assistir e entender os desafios da doença sob a perspectiva de Felipe Yung, mais conhecido como Flip, artista que fez seu nome nas ruas e convive com a asma. No vídeo, o artista relata a dificuldade de desenvolver seu trabalho, já que as tintas e sprays que utiliza em suas criações acabam se tornando obstáculos diários.
Para a diretora de Marketing e Inovação da JCDecaux no Brasil, Andrea Salinas, o projeto é de extrema importância e deve ser o primeiro de muitos realizados para o metrô. “Estamos promovendo uma conversa importante e necessária em um dos locais com a maior circulação de pessoas do País. São milhões de impactados pelo OOH no ambiente, por isso, enxergamos a oportunidade de falar sobre este e outros temas delicados de uma maneira diferente e inovadora, promovendo uma verdadeira reflexão sobre o assunto em meio à rotina”, conta. A campanha na estação Paraíso acontece até dia 19 de junho.
O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre a doença, fator que, para a Dra. Angela Honda, diretora médica da Área Respiratória da AstraZeneca Brasil, o desconhecimento é um dos fatores para a negligência do tratamento crônico, o que impacta diretamente em menor qualidade de vida, mais visitas ao pronto socorro e mais consultas médicas, acompanhado de absenteísmo em 11,5% dos casos, e de presenteísmo em 30,4% dos pacientes asmáticos, segundo um estudo brasileiro¹. “O presenteísmo é um conceito muito utilizado para avaliar um paciente que vai ao trabalho, mas não consegue ser tão produtivo quanto um trabalhador que não possui a doença, causando, portanto, um grande impacto econômico”.
Referências
- CançadoJED et al. Respira project: Humanistic and economic burden of asthma in Brazil. J Asthma. 2018 Mar 29:1-8.