Em 2016, eu, Caio Zenatti enxerguei uma oportunidade de negócio, e ajudei a tirar do papel o projeto piloto que estava em funcionamento desde 2014, o Keeper, plataforma online, criada para facilitar o processo de arrecadação financeira das festas de formatura. A dificuldade em conciliar a universidade e a arrecadação e gestão do dinheiro é evidente entre os formandos, que além da falta de tempo, estão sujeitos a problemas ainda maiores junto à Receita Federal, situação recorrente com alunos que fazem isso por conta própria. 

No Brasil, o mercado de casamentos e festas de formatura fatura cerca de R$ 17 bilhões anualmente no país. Mais de 1 milhão de universitários se formam todos os anos, desses, ao menos 40% fazem festas de formatura. Mas, nesse negócio é bastante comum histórias de empresas que não conseguem realizar a festa de formatura ou decretam falência, deixando os estudantes a “ver navios”, problema que se acentuou com a retração econômica.

Existia uma lacuna no mercado de negócios de uma ferramenta que pudesse gerenciar os recursos financeiros depositados pelos alunos para a formatura. Por ter clientes jovens, acostumados a realizar transações online, eu e meus sócios decidimos criar uma plataforma exclusiva para a arrecadação no Brasil. Atualmente a fintech soma uma carteira de 90 mil universitários guiados pela plataforma de forma segura e prática, resguardando-os de possíveis fraudes, falências e planejamentos inadequados de adesão junto às empresas do segmento de festas de formaturas, tendo movimentado mais de R$ 430 milhões. 

A contratação é bem simples: a comissão de formatura entra em contato com o Keeper e agenda uma consultoria individual. Durante o bate-papo, é analisada a quantidade de formandos, número de convidados, buffet, bebidas, música, o espaço da festa, entre outras peculiaridades. Feita a apuração, a empresa fará uma projeção dos valores com base em todos os detalhes da festa, e o cálculo feito individualmente para cada formando, já contabilizando os valores da inflação sobre os anos de arrecadação. O valor é coletado pela plataforma mensalmente, e os contratos são assinados eletronicamente, o valor cobrado pelo serviço gira em torno de 5% do valor arrecadado.

Oferecemos soluções tradicionais do mercado financeiro como a emissão de boletos, pensadas exclusivamente para atender as demandas dos nossos clientes – as comissões de formatura. Dentro da nossa plataforma ainda é possível colocar a venda itens da formatura, como camisetas, xícaras, convites etc. E tudo isso é facilmente controlado através dos relatórios disponíveis online, completa. 

Os resultados financeiros da arrecadação podem ser acessados em tempo real no site do Keeper pela comissão de formandos, trazendo assim, uma transparência total. Os valores arrecadados são investidos em fundos de investimentos ultraconservadores com perfil de baixíssimo risco e os rendimentos são repassados para os formandos.

Por ser uma plataforma digital, a área de atuação é nacional. Em 2019, a projeção é a arrecadação de aproximadamente 450 formaturas. O volume transacionado na plataforma em 2018 foi de cerca de 40 milhões. 

Ficou curioso? Quer conhecer mais o Keeper? Acesse: www.keeperformaturas.com.br.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR