A 4ª edição da premiação das Top 25 Franqueadoras Brasileiras, promovida pelo Grupo BITTENCOURT, que premia as redes de franquias brasileiras que mais se destacaram em relação a aplicação do propósito como forma de engajamento, ou seja, como a essência e a origem da marca estão aplicadas nos negócios, aconteceu nesta terça, 3 de outubro, e os vencedores foram anunciados durante o 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias de Negócios, também promovido pela consultoria, que acontece até 4 de outubro.
As redes premiadas foram: A Fórmula, Apolar Imóveis, Bibi, Billy The Grill, Casa do Construtor, Caverna do Dino, Cebrac, Chilli Beans, CNA, Fast Açai, Giraffas, Hering Store, Home Angels, Jan-Pro, Jorge Bischoff, Maria Brasileira, McDonald’s, Minds English School, Morana, O Boticário, Rei do Mate, Ri Happy, Supera, Tip Top e Uptime.
A seleção das 25 empresas levou em consideração alguns pontos chave como: a motivação dos fundadores para a criação da empresa, o impacto que acreditam causar na vida dos colaboradores, franqueados e também no Brasil. Por outro lado, a pesquisa ouviu colaboradores e franqueados no sentido de avaliar o quanto estavam conectados emocionalmente com a essência da marca, além de entender o quanto as empresas estão envolvidas em ações de impacto social e ambiental.
“O objetivo maior desse processo foi trazer um olhar profundo para o que as empresas têm realizado em suas redes para que os negócios se tornem melhores, não apenas em resultados para própria companhia, mas também o seu legado no meio em que estão inseridas, além de oferecer um reconhecimento para as organizações que de fato conseguem engajar por meio do propósito e uma inspiração para aquelas que desejam trilhar o mesmo caminho”, afirma Claudia Bittencourt, fundadora e diretora Geral do Grupo Bittencourt.
Estudo
Entre os meses de abril e julho desse ano, o Grupo BITTENCOURT realizou um estudo em duas etapas. Na primeira, mais de 140 franqueadoras responderam um questionário online, que direcionaram a qualificação de 50 delas para a segunda fase do estudo. Nessa etapa, 50 franqueadoras indicaram 1 franqueado e 1 profissional da franqueadora para participar sobre sua percepção da aplicação do tema propósito no dia a dia.
As respostas das duas fases do estudo foram avaliadas por um comitê de especialistas entre eles, Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo BITTENCOURT, Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral do Grupo GS& e Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding, que chegaram às 25 empresas destaque no tema “engajamento pelo propósito”.
*O TOP 25 do Franchising Brasileiro, é a premiação criada pelo Grupo BITTENCOURT para celebrar as empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento do franchising no Brasil.