Missão aproveita ida ao festival de criatividade e mercado para networking e busca de oportunidade de negócios.
A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, como apoiadora internacional do D&AD 2019, leva este ano mais um grupo de produtoras nacionais ao festival com sede em Londres, de 21 a 23 de maio.
Como prévia ao festival, haverá um evento de relacionamento, em 19 de maio, restrito aos jurados do D&AD e players da publicidade do mercado londrino. O local é o rooftop do Ace Hotel.
De acordo com Marianna Souza, presidente-executiva da APRO, além da importância de intercâmbio e troca de experiências de criatividade, a presença das produtoras no festival se justifica também por forte ingrediente de ordem econômica: “Do total de US$ 40 milhões exportados pelas produtoras da FilmBrazil no último ano, cerca de 13% correspondem ao Reino Unido, que é o nosso segundo principal mercado, ficando atrás apenas dos EUA, que representa 33% das nossas exportações”. Para ela, o encontro de relacionamento ajuda a colocar os profissionais brasileiros lado a lado com os grandes players do mercado britânico, o que abre portas para mais oportunidades de negócios. “Além disso, a presença dos profissionais de produção brasileira no júri também é sinal de reconhecimento dos talentos nacionais do audiovisual publicitário”, ela conclui.
Neste ano, serão 13 brasileiros na banca julgadora do D&AD – três deles são de produtoras associadas à FilmBrazil.
- Andre Sallowicz, diretor de criação da agência Adam&EveDDB (Londres), integrante do júri de Direção de Arte;
- Andrea Hirata, VP de mídia da agência Leo Burnett Tailor Made (São Paulo), integrante do Júri de Mídia;
- Bianca Guimarães, VP e diretora de criação da agência BBDO (Nova York), integrante do júri de Direção de Cena
- Carmela Soares, diretora de criação da agência ClemengerBBDO (Melbourne/Austrália), integrante do júri de Digital Marketing
- Erh Ray, sócio e coCEO (Chief Executive Officer) da agência BETC (São Paulo), integrante do júri de Mídia
- Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena – Produtora associada à FilmBrazil
- Gisela Schulzinger, sócia da agência de design Haus (São Paulo), integrante do júri de Packaging Design (Desgin de Embalagens)
- Laura Esteves, diretora de criação da agência VML/Y&R (São Paulo), integrante do júri de Marketing Direto
- Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO (São Paulo), integrante do júri de Film Advertising (Filme Publicitário)
- Mariana Sá, diretora de criação da Rede Globo (São Paulo), integrante do júri de Creativity For Good (Criatividade para Causas Sociais)
- Ralph Karam, diretor de criação da produtora Le Cube (São Paulo), integrante do júri de Animação – Produtora associada à FilmBrazil
- Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio (São Paulo), integrante do júri de Sound Design and Use of Music – Produtora associada à FilmBrazil
- Sergio Gordilho, Copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da agência Africa (São Paulo), presidente do júri de Press & Outdoor (Mídia Impressa e Mídia Exterior)
No mês passado, a FilmBrazil realizou um encontro de warm-up para o D&AD em São Paulo, que contou com a presença dos seguintes jurados: Felipe Mansur , Gisela Schulzinger, Laura Esteves, Marcelo Nogueira, Mariana Sá e Roberto Coelho. Na ocasião, Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, integrante do Conselho Consultivo Global do D&D, participou do encontro como representante da organização.