Estudo revela os posts sobre o Dia dos Pais com maior interação entre celebridades e marcas

40% dos posts de marca utilizaram o formato de vídeo e apresentaram média de 91 mil interações por post, contra 87 mil interações por posts no formato de foto.

22

Datas comemorativas são sempre importantes para as famílias brasileiras e com o apoio das redes sociais, ganham ainda mais destaque. Neste último domingo (13), acordamos com diversas homenagens do Dia dos Pais nas páginas do Facebook de famosos e marcas. De olho neste movimento, a Socialbakers, líder global em soluções para a otimização de performance nas redes sociais, realizou um estudo inédito entre os dias 1/07 a 13/08, a fim de revelar os posts com o termo Dia dos Pais com maior interação entre celebridades e marcas.

De acordo com o levantamento, dentre os Top 50 posts analisados, 31 foram feitos por marcas e responderam por 65% das interações (reações, comentários e compartilhamentos) totais desta amostra. Ainda no universo das marcas, a Coca Cola foi o grande destaque com um post explorando as “reações” que registrou 440 mil interações. A Samsung chamou a atenção ao apresentar três posts no Top 50 com mensagens de Dia dos Pais sem a presença de produto, utilizando a hashtag #pracegover (campanha que descreve imagens para deficientes visuais poderem entendê-las com diversos adeptos no Facebook). Na análise de volume de posts por indústria, os veículos de mídia apresentaram o maior número de posts sobre o tema, seguido pelo segmento de beleza e fashion. A foto ainda é o formato mais utilizado, presente em 50% dos posts de marca. A apresentação de vídeos, no entanto, vem crescendo e já representa 40% do total.

Durante o período de análise, entre as celebridades o grande destaque foi o post do apresentador Luciano Huck com uma foto dele com os filhos, que apresentou quase 510 mil interações. Os cantores Leonardo e Eduardo Costa apresentaram três posts juntos e, assim como no Dia dos Namorados, divulgaram o CD associado a outros produtos próprios (perfume e cachaça) como presente para as datas. Foram os únicos conteúdos de celebridades patrocinados. No levantamento de volume de post por formato, cantores foram responsáveis por 41% dos posts de celebridades, enquanto os políticos responderam por 29% do total.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR
mm
Jornalista formada pela UFMS já atuou em Assessoria de Imprensa e redação de portais. Atualmente é Coord. de Jornalismo e Editora da revista e portal ABC da Comunicação.