Armindo Ferreira é consultor de empresas, formado em jornalismo e blogueiro, mas sempre faz questão de dizer em palestras e eventos que participa, que é nerd desde criancinha.

E sempre comemora com muito orgulho O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio.

A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, mas divide o mesmo dia com duas datas semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams, e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

“Nem sempre foi cool ser nerd, antigamente a gente era excluído na sala de aula e sofria bullying. Também já fomos tratados como esquisitos ou muito diferentes”, explica Armindo.

Hoje diversas empresas contratam o Armindo para explicar um pouco mais sobre esse estilo de vida e o que esse tipo de consumidor espera das marcas.

Mercado Geek

Com seu cabelo azul – que já virou marca registrada – Armindo Ferreira tem participado fazendo a cobertura dos principais eventos nerds do país. Esteve em todas as CCXP´s (maior evento da cultura nerd do mundo) e nas últimas seis BGS (maior evento de games da América Latina e um dos maiores do mundo).

“O consumidor nerd é um apaixonado: faz fila para comprar um mouse caro, ou paga bem para tirar foto com um artista. Consomem roupas que expressam sua opinião ou gosto e lotam salas de cinema dos seus personagens favoritos. Aos poucos isso está saindo do nicho e liberando o lado geek que cada um tem”, complementa Armindo.

Estilo de vida Geek

E não é só no ambiente profissional que o consultor é nerd. Em casa ele tem um escritório todo temático com dezenas de personagens e posters, onde é o seu espaço de trabalho. Mas do capacho da entrada de casa, passando pela sala e até utensílios domésticos, tudo tem um toque nerd. Até a roupa de cama é de Star Wars.

Em seu instagram (http://www.instagram.com/armindoferreira) os seguidores acompanham um pouco mais desse dia-a-dia geek seja em casa, com clientes ou ainda participando de uma pré-estreia exclusiva para formadores de opinião.

“E no dia 25 de maio estarei com a minha toalha com certeza, uma lembrança do orgulho de ser nerd”, finaliza Armindo.

Foto: Luciano Coca/Divulgação

PUBLICIDADE