A Galinha Pintadinha é uma das personagens infantis de maior sucesso do mercado brasileiro dos últimos tempos. Presente em mais de 40 licenciados, a materialização da animação seguiu o caminho do licenciamento para chegar aos mais diversos produtos em todo o Brasil. Essa trajetória, iniciada em 2011, foi possível a partir da parceria com a Redibra, agência de licenciamento e extensão de marcas, que a colocou entre as 150 maiores marcas licenciadas do mundo.
A partir de uma seleção criteriosa de oportunidades de exposição, a Galinha Pintadinha estampa os mais diversos produtos infantis, e já vendeu mais de 300 milhões de dólares, número que continua crescendo e registrou aumento de 5% em comparação ao ano de 2017.
O diferencial está no olhar centrado no fã, “Nosso propósito norteador é o fã da marca. É com este compromisso que desenvolvemos a estratégia mais adequada para nossas marcas”. Esta entrega é possível graças ao conceito de boutique adotada pela Redibra. As marcas são criteriosamente avaliadas antes de ingressarem em seu seleto portfólio. “Entendemos que a curadoria é um de nossos diferenciais. Na seleção de marcas, licenciados e no desenvolvimento de produtos”, afirma David Diesendruck, sócio-diretor da Redibra.
A performance das marcas é resultado de um trabalho colaborativo de co-criação envolvendo o proprietário da marca, licenciado e agência. Com uma gestão focada, e contínuas ativações, as marcas mantém-se relevantes e desejadas. “Nossa motivação é o sorriso dos fãs” ressalta David.
A Reidbra construiu um portfólio com marcas de diferentes segmentos e faixas etárias, e para tornar-se a agência de licenciamento mais premiada da América Latina. Alguns desses clientes, além da Galinha Pintadinha, Show da Luna, Nintendo, Coca-Cola, Chevrolet e Capricho, são cases desse mercado lucrativo, que fatura R$ 18 bilhões por ano em vendas no varejo.
“As empresas buscam novas formas de engajar, conectar e oferecer experiências aos seus consumidores. O licenciamento é uma oportunidade de ampliar e consolidar esse relacionamento por meio de produtos que colocam marcas e personagens no dia a dia de seus fãs. É gratificante participar desse processo”, finaliza David.
Para tornar outros cases iniciais gigantes como a Galinha Pintadinha, a empresa inaugurou recentemente o RLab, incubadora que tem como principal objetivo auxiliar empresas em projetos de extensão de marca e monetização de conteúdo audiovisuais através de novos modelos de negócios.