A apresentação é um tipo de comunicação que é muito comum e amplamente utilizada em diversas empresas e também na área educacional.

Porém, criar uma apresentação nem sempre é fácil. Muitas vezes, não sabemos por onde começar. Daí, entra o planejamento.

Na Propeller, nós criamos diversos tipos de apresentação para diferentes situações. Recentemente fizemos apresentações para eventos internacionais, na China e nos Estados Unidos. Para sermos mais eficientes, criamos um método para direcionar o nosso trabalho.

Para que você desenvolva sua apresentação com mais agilidade e com menos necessidade de alterações ou revisões, indico aqui um passo a passo para te guiar:

  • Passo 1: identifique quem será a audiência da apresentação (qual é o perfil do público e seus interesses) e em qual contexto ela será mostrada (numa reunião, num evento, numa palestra, etc). Analise até questões técnicas (espaço, iluminação, equipamentos, etc.). Aqui é válido ser curioso e fazer perguntas.
  • Passo 2: selecione os temas que serão apresentados e organize-os em uma ordem. Você pode fazer isso numa folha de papel ou, se preferir, pode usar algum software como Power Point, Keynote, Word, etc. Neste momento, não se preocupe com o visual, pois fará você perder tempo. Apenas defina os temas e desenvolva os textos de cada slide. Tenha em mente que um conteúdo muito extenso por slide pode dispersar a atenção de sua audiência.
  • Passo 3: repasse toda a apresentação para analisar se o conteúdo está fazendo sentido. Uma dica valiosa: você pode mostrar para alguém e avaliar as percepções desta pessoa. Faça os ajustes necessários no conteúdo.
  • Passo 4: agora é a hora de usar sua criatividade para escolher os elementos visuais da apresentação. Escolha um ou dois tipos de fonte de texto, defina uma paleta de cores que combinem (existem sites que sugerem algumas combinações, mas o aplicativo Pinterest é uma ótima fonte de inspiração), decida que tipo de imagem vai usar, sejam fotos, ícones ou ilustrações (é importante você ter um padrão para o visual não ficar uma mistura de elementos). O uso de vídeos é recomendado. Seguem alguns sites de bancos de imagens gratuitos: 
    Pixabay
    Freepik
    ISO Republic

  • Passo 5: com o conteúdo definido e as imagens selecionadas, inicie a diagramação de sua apresentação. Procure manter um padrão de título, de tamanho de fonte e de aplicação das imagens. Isso contribui para que a apresentação seja agradável de se ver. É válido aplicar alguns efeitos de animação, porém cuidado para não exagerar.
  • Passo 6: simule a apresentação, como se você estivesse apresentando para sua audiência. Calcule o tempo. Procure testá-la no local ou em um equipamento similar para garantir que irá funcionar. Veja se é necessário algum ajuste no conteúdo ou no visual. Peça opinião de outras pessoas. Tudo isso, vai te ajudar a ter mais sucesso no momento da apresentação.

Espero que esse guia te ajude a melhorar seu planejamento para fazer apresentações.

Convido você a conferir meu primeiro artigo sobre as 3 etapas para um planejamento de comunicação.

________________________________

Agnes Garcia é sócia diretora da Propeller Marketing. Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e certificação pelo SEBRAE, é especialista em branding e em planejamento de marketing, atuando há mais de 20 anos na área de comunicação. 

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR