Só um pouquinho de filosofia… Nós queremos fazer mais negócios o tempo todo!
Seja para comprar, vender, estimular, recusar, conquistar, convencer, ganhar tempo, melhorar. Negociar faz parte do convívio e da nossa evolução pessoal e profissional.
Afinal, quem (ou o que) não precisa se vender? E não pense que isso é negativo.
Muito pelo contrário! Grandes mentes que influenciaram o mundo positivamente só realizaram algo porque se venderam. Elas tinham propósitos para isso. E quem lucrou com vendas como essas foi a humanidade.
Proporcione crescimento, satisfação e felicidade sempre que se vender ou vender algo, pois é esse o tipo de investimento que “não tem preço” na visão de quem paga. E entregar esse tipo de “mercadoria” é o que nos leva mais longe.
Quais são os seus objetivos?
Se eles focam apenas uma busca material, como vender mais, crescer, ter mais lucro, mais cliente, experimente fazer um pequeno exercício: monte as estratégias para esses objetivos!
Você verá que é complicado, porque sentirá falta de outros objetivos (intermediários) para estimular atitudes que levarão a esses aumentos. Isso tem a ver com desafios que envolvem emoções para que se possa chegar às conquistas. São esses tipos de desafios que motivam as pessoas e eles estão atrelados tanto a quem vende quanto a quem compra algo.
Caso você tenha a sensação de “travar” quando busca objetivos que extrapolem conquistas materiais, fique atento à sua percepção sobre o valor que seu negócio está gerando para as pessoas.
Não encontrar alavancas motivacionais para formar seus objetivos pode significar uma estagnação em termos de inovações que mantenham diferenciais para o seu negócio no mercado. Isso enfraquece a sua própria fé em relação ao que você oferece.
Lembre-se que o valor percebido pelo consumidor é o que garante a existência e o crescimento de qualquer negócio. Se o seu maior atributo for preço, tenha certeza de que já está correndo sério risco.
Agora, dê o primeiro passo
Anota aí: para fidelizar alguém e, consequentemente, fazer mais negócios, é preciso entregar mais do que se prometeu.
E isso não é válido só na vida profissional! Os serviços e o relacionamento que você pode agregar ao seu negócio são pratos cheios para gerar fidelidade. Inclusive, são esses os fatores que mais estão por trás da venda de um produto!
Vamos pegar a Harley Davidson como exemplo disso.
Quem vê apenas uma moto quando pensa nesta marca? Muita coisa vem à cabeça, concorda? E como você acha que foi construído esse universo todo relacionado à Harley? Sem dúvida, envolvendo muito serviço, relacionamento, estímulos para unir os seus fãs, entre outras coisas. A qualidade do produto é importante sim, não estou dizendo o contrário, mas o foco da marca está na forma como influencia comportamentos e assim fazer mais negócios. Possuir uma Harley tornou-se uma filosofia de vida!
Isso faz vender mais! Aliás, muito mais.
Não pare de buscar outros objetivos
A partir do momento em que você se dedica a um negócio com fins lucrativos, vender mais, aumentar a clientela, lucrar, você precisa se manter em um mercado que exige, naturalmente, um crescimento contínuo?
Pense bem. Se não houver um crescimento mínimo periódico, seu negócio pode ser engolido pelo crescimento do próprio mercado, inflação, ajustes salariais que impactam na sua folha de pagamento etc.
Anota aí: os resultados e objetivos alcançados devem direcionar as suas metas, isso sim! Mas, sem objetivos inspiradores, o que se pode fazer para alcançá-las? Fica difícil.
O que fazer, então, para fazer mais negócios e expandir as vendas?
Primeiro de tudo, concentre-se em organizar (ou reorganizar) os valores que você considera ser a razão do seu negócio. Volte-se à essência dessa razão e forme, na sua mente, a resposta mais clara possível para isso.
Responda a si mesmo:
- Por que o seu negócio existe e que tipos de pessoas ele deve atrair?
- Quando alguém consome o que você vende, que efeito positivo deve sentir?
- Como deve ser a experiência de compra que o seu negócio proporciona?
Registre as respostas e dissemine-as para sua equipe, crie o discurso para atrair seu público com base nelas e, assim, diariamente, certifique-se de que o seu propósito está no comando de todo o processo.
Você verá que essa é a primeira grande atitude para retomar ou fazer mais negócios.
Isso já irá repercutir em vendas, novos clientes, lucro, entre outros resultados quantitativos que você colocava como objetivos. E o melhor é que esse clima motivará você a buscar novos passos para crescer cada vez mais.