Uma das previsões divulgadas pela Análise de Tendências e Salários do Brasil 2018, estudo publicado pela Hays, é de que o mercado de Vendas e Marketing voltará a crescer no país. Após vivenciar um ano de estabilidade, onde o setor registrou mais investimentos na área de vendas do que na área de marketing, a previsão é que 2018 traga novas contratações.

Em 2017, as posições na área de vendas receberam mais investimentos devido ao momento de recessão enfrentado pelo país. As empresas preferiram investir em cargos comerciais, levando em consideração que estas são as posições que podem reverter resultados a curto prazo.

Ainda segundo o estudo, 2017 foi um ano onde o setor não registrou aumento salarial. No entanto, as remunerações deixaram de regredir, como ocorreu em 2016. Com as reestruturações, diminuição do quadro de funcionários e perda de recursos das empresas, os cargos de gestão começaram a atender diversas funções. Em alguns casos, posições gerenciais, como Business Development Manager (B2B) e Sales Manager (B2B), tiveram um incremento salarial superior à inflação registrada para justificar o aumento de responsabilidades.

De acordo com Caroline Cadorin, diretora da Hays Experts, 2017 foi um ano mais voltado para a recuperação da estabilidade desse mercado. “A expectativa é que as empresas aumentem as contratações em 2018 e as equipes já visem uma entrega de números maior que os anos anteriores”, afirma Caroline. “Isso influencia diretamente no crescimento de estrutura”, finaliza.

O estudo elaborado pela Hays apontou que a busca por profissionais com foco em desenvolvimento de mercado e prospecção de novos negócios aumentou, especialmente no mercado B2B. É possível notar essa mudança principalmente em cidades do interior de São Paulo, como Campinas.

As posições em indústrias também estão em evidência, já que a tecnologia e a indústria química significam inovação e desenvolvimento. O mercado nacional tem muitas oportunidades nesses setores. A área de Marketing no interior começou a ganhar espaço em diversos níveis de senioridade e com foco no mercado B2B. No geral, em Vendas e Marketing foi possível notar um aumento de posições com atuação na América Latina, tanto no nível especialista como na alta gerência.

Em 2018, os perfis que estão em alta no mercado são os de Key Account Manager(Consumo), Key Account Manager(B2B), Business Development Manager, Business Manager Latam, Gerente de Produtos e Gerente Nacional de Vendas.

Os dados divulgados pelo estudo também apontam que o setor já mostra sinais de retomada e devem equiparar a remuneração com o nível de cada profissional, mesmo que sutilmente.

Crédito Foto: http://www.freepik.com | Designed by Makyzz / Freepik

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR