Por Tamara Sanches
Os blogs corporativos têm se tornado uma estratégia de marketing considerável para as empresas que desejam obter mais reconhecimento. Eles são uma forma de interagir com o público alvo de uma maneira eficiente, com conteúdos relevantes e informativos.
Atualmente, existem mais de 112 milhões de blogs na internet e 120 mil são criados diariamente, segundo o estudo State of Blogosphere.
Estratégia
Os blogs corporativos enviam mais páginas e links indexados para os sites empresariais. Dessa forma, o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google, é melhorado. Fator que possibilita mais alcance.
Quando inseridos dentro de sites institucionais, os blogs corporativos geram 55% mais visitas. Ou seja, as chances das empresas serem notadas por seu público alvo é muito maior.
Outra vantagem é que, com os blogs, é possível melhorar o desempenho nas redes sociais. Isso ocorre porque quando é adicionado um blog post, as pessoas costumam compartilhar, deixando a marca em maior evidência na web.
A agência SugarLab Digital cuida da produção do conteúdo de dois blogs corporativos. Em um deles são abordados assuntos como sabores, viagens, cultura pop, etc. Já o blog da marca Zannt disponibiliza diversas dicas de moda e beleza.
Custo Benefício
Além das vantagens de visibilidade, colocar um blog no ar é uma estratégia relativamente barata e os resultados são permanentes. É uma excelente forma de baixar o custo e aumentar o retorno.
Com os blogs, é possível que o público conheça melhor o perfil e cultura da empresa, facilitando o relacionamento com os clientes.
Cuidados
Como todo negócio, os blogs corporativos também necessitam de cuidados. Para obter sucesso, a frequência dos posts deve ser sempre mantida. Atualização é fundamental para que o público possa sempre acessar conteúdos novos e crie fidelidade.
É necessário conhecimento aprofundado sobre os temas a serem tratados. A adequação também é um ponto a ser considerado, já que é necessário falar a linguagem do público alvo.
Uma alternativa que pode ser válida é a contratação de agências especializadas em serviços de marketing de conteúdo, que têm a função de auxiliar as marcas a obter um blog corporativo de qualidade.