O abandono do carrinho de compras é um dos principais obstáculos para um e-commerce emplacar as vendas. Para vencer essa batalha, é importante conhecer o público e levantar os motivos que aumentam a taxa de abandono. É possível que em alguns nichos existam comportamentos diferenciados, mas em geral, os motivos são custo elevado de frete, necessidade de cadastro no site, processo de checkout longo e complexo, dificuldade em conhecer o valor final da compra antes do fechamento, erros de operação no ambiente online e falta de confiança no site.
Considerando os principais pontos de atenção, a Infracommerce, empresa líder em Full Service para e-commerce na América Latina, listou cinco soluções para reduzir o número de desistências.
1) Preenchimento de dados
Um cadastro longo e complexo, com informações que os clientes não sabem de cor, pode levar à desistência da compra. Priorize formulários objetivos, focando nas informações que realmente são necessárias para concluir o pedido.
2) Login social
Uma boa alternativa para agilizar o processo de cadastro é o login social, através do qual o cliente só precisa conectar sua rede social ao site de compras para que os dados necessários sejam importados.
3) Dados bancários
Para facilitar o preenchimento de dados bancários, use imagens para guiar o cliente a localizar os dados e conte sempre com certificados que asseguram a confiabilidade do site, mostrando que todas as informações estão sob sigilo e proteção.
4) Identificação do cliente
Use o reconhecimento automático para identificar o seu cliente quando ele retornar à sua loja. Isso facilita a recompra e ajuda a fideliza-lo.
5) Resumo do pedido
O cliente se sente mais confortável e seguro quando sabe o que está acontecendo com a sua compra. Por isso, ao apresentar um resumo do pedido durante a jornada de compra, você permite que ele visualize o que está colocando no carrinho, dando as opções de acrescentar itens, retirar e alterar conforme a necessidade.
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